Leadership 4.0 - Como encarar os novos desafios da liderança no mundo 4.0?

Em um contexto em que a impermanência se torna a paradigma vigente, deduzir que as pessoas permanecerão estáveis e certas de suas escolhas pode ser um erro cometido pelos líderes, tornando seu modelo decisório rígido e passível de gerar estagnação nos negócios.

Por esta razão, é necessário considerar que a mescla de perspectivas diferentes entre as pessoas cada vez mais afetará a condução eficiente de um negócio. Baby Boomers, gerações X, Y e agora a Z convivem nos ambientes organizacionais, demonstrando diferentes comportamentos e demandas, o que torna um desafio manter a estabilidade em processos, estabelecimento e progressão em carreiras, além dos possíveis desníveis na adoção e uso de tecnologias.

Assim, o desenvolvimento da liderança implicará no reconhecimento dos elementos caracterizadores da equipe, a fim de que se busque um fio condutor para o desempenho coletivo.

Para tanto, o Líder 4.0 será aquele que estiver disposto a trabalhar a si mesmo na busca de um modelo de pensamento que reconheça as necessidades dos indivíduos e de equipes e que o mobilize para uma ação focada na eficiência para o alcance dos resultados. Como consequência, seu comportamento também se transformará e, neste sentido, conhecer ferramentas inovadoras de gestão será um referencial importante.

Este líder saberá exercitar a escuta ativa e sua capacidade de observação, de fazer escolhas e de decisão rápida serão elementos necessários para a estabilidade do ambiente de trabalho e desenvolvimento de um clima de acolhimento.

Compreender que, com o passar do tempo, mais e mais pessoas com perspectivas diferentes em relação ao mundo, às relações de trabalho, às relações interpessoais e idiossincrasias ocuparão os postos de trabalho, transformando o contorno do que até então se entendia por gestão.

Desta forma, o próprio comportamento concorrencial está sendo alterado e tende a se modificar completamente nos próximos anos, umas vez que a tecnologia, propulsora da Revolução 4.0, se fará presente em todas as etapas do processo organizacional, não só na forma de sistemas de gerenciamento ou execução de processos, mas na incorporação acentuada de mecanismos para agilização das relações entre as pessoas.

Por tudo o que foi dito, vislumbra-se um líder que consiga partir de premissas até divergentes ou conflitantes para um enfoque único, respeitando a criatividade e autonomia de membros da equipe e fazendo uso destas características em benefício do sucesso do negócio. Para isto fará um primeiro investimento, qual seja: identificar sua disposição para entender a mudança e sua disposição para mudar.

Você está disposto a ser um Líder 4.0?

  • Acessos 1975

Rua Corveta Camacua, 115
Morumbi - São Paulo/SP - 05619-020
Tel.: 55 (11) 2537-7105
Cel.: 55 (11) 99669-2435

contato@peoplestrategy.com.br

Entre em contato para saber mais sobre consultoria, treinamentos e coaching.

People+Strategy. Todos os direitos reservados.